Quase todo mundo possui itens que são verdadeiras memórias concretas de momentos marcantes da nossa vida. Querer guardar esses objetos com valor sentimental é totalmente compreensível; o problema é quando o acúmulo passa a comprometer a organização e até a mobilidade em nossa residência.

Nesse momento, é necessário decidir quais objetos vamos guardar. Feito isso, é hora de organizar, identificar e guardar cada um deles.

Quer saber como arrumar e guardar os seus objetos com valor sentimental? Então, não perca as dicas que separamos para você!

Reveja o valor sentimental de cada item

Ao rever cada objeto guardado, é possível usar o bom senso e fazer uma seleção de quais realmente são importantes. Nesse processo, com certeza algumas coisas serão descartadas.

Uma boa maneira de fazer essa seleção é se perguntando quais sentimentos cada peça desperta e guardar apenas aquelas que trazem boas recordações.

Pratique o desapego

Muitas vezes, acumulamos fotos e bilhetes de viagens das quais nem nos lembramos. O mesmo acontece com roupas e acessórios que nem usamos, mas teimamos em manter. É importante nos livrarmos desse apego excessivo a fim de tornar a vida mais leve.

Dito isso, uma boa opção é conservar o que realmente nos faz feliz, doar as peças que estiverem em bom estado e descartar o restante.

Organize a sua casa e a sua vida

A organização é primordial para a harmonia e a manutenção da casa. Para fazer isso, é preciso tomar algumas providências. Veja como guardar alguns objetos!

Cartas

Após a leitura e a seleção das cartas que serão guardadas, ajeite-as em uma bela caixa com tampa e guarde-a em um lugar limpo e livre do ataque de insetos e outros agentes que possam danificar os documentos.

Fotografias

Primeiramente, é aconselhável separar e manter as fotos de boa qualidade e que você gosta. Feito isso, é preciso organizá-las usando algum critério, como data e tipo de evento registrado.

Depois disso, elas devem ser reunidas em álbuns identificados. Por sua vez, esses álbuns devem ser colocados em caixas limpas e fechadas e guardados em um local seco, climatizado e longe da luz solar, que pode danificá-las.

Uma ótima opção para preservar as fotos são as ferramentas digitais, como CD e DVD devidamente identificados, ou ainda em nuvem de celular.

Livros e presentes

Os livros devem ser separados observando critérios, como autores, gêneros ou títulos, e expostos em uma estante. Lembre-se de facilitar o acesso aos exemplares mais usados.

Uma boa dica é aproveitar as prateleiras para exibir também alguns dos seus presentes favoritos, incrementando assim a decoração do ambiente. Essa é uma forma criativa de guardar esses mimos.

Não se esqueça de manter a organização e a limpeza de todo o ambiente, protegendo, com isso, os livros do ataque de fungos e animais.

Lembranças especiais

Vídeos, brinquedos, objetos de família, coleções e muitas outras lembranças que marcaram as diversas fases da sua vida merecem um cuidado especial. Por esse motivo, essas relíquias devem ser guardadas em um local apropriado a fim garantir a boa conservação e a segurança delas.

Sua casa não disponibiliza espaço suficiente para acondicionar adequadamente essas lembranças tão especiais? Então, estude com carinho a possibilidade de contratação de um self storage!

Esse moderno modelo de autoarmazenamento oferece boxes individuais em vários tamanhos instalados em galpões limpos, climatizados e monitorados dia e noite.

O aluguel desses compartimentos é simples e acessível e pode ser mantido pelo tempo que você desejar. Você ainda pode acessar o seu box na hora que quiser, com uma chave que somente o locatário possui.

Por essas e outras vantagens, vale a pena investir nessa solução segura e prática para guardar quase tudo o que for preciso.

E aí, gostou das nossas dicas de como organizar e guardar objetos com valor sentimental? Então, deixe o seu comentário no post e compartilhe conosco as suas ideias!