É sempre bom saber qual é a melhor maneira transportar móveis — como eletrodomésticos, camas, mesas peças decorativas e armários. Afinal, todo cuidado é válido para preservar os nossos móveis.
Ao colocar em prática algumas providências, certamente, estaremos evitando o prejuízo e a tristeza de ver alguns de nossos bens danificados — ou mesmo destruídos.
Quer garantir a segurança de móveis, documentos e outros artigos? Descubra aqui qual a melhor forma de transportar e armazenar objetos!
Faça a classificação de cada móvel
Cada peça deve ser avaliada de acordo com o seu grau de fragilidade ou resistência. Com essa separação, ficará mais fácil preparar o material de proteção para os itens mais frágeis.
Além dos utensílios e adornos de porcelana, cristal e vidros, alguns itens como TV, aparelhos de som e vídeo são sensíveis e merecem atenção especial. Deve-se cuidar também da embalagem correta dos objetos pequenos — a fim de evitar o extravio.
Providencie o material de proteção
Para uma boa proteção dos itens mais frágeis ao transportar objetos, deve-se embrulhar cada um com material adequado e acondicioná-los em caixas devidamente identificadas.
Veja alguns materiais que podem proteger as peças:
- plástico-bolha;
- papel kraft ou jornal;
- papelão ondulado;
- mantas acolchoadas;
- pedaços de espuma;
- papel filme.
Embale e transporte corretamente cada objeto
Feita a triagem para avaliar o grau de resistência de cada objeto e providenciado o material necessário para protegê-los, é hora de embalar cada item.
Veja como embalar alguns tipos de objetos a fim de transportá-los em segurança!
Peças de vidro, cristal e porcelana
Cada peça deve ser envolvida em papel kraft e, depois, com plástico-bolha. Então, elas devem ser colocadas em uma caixa de papelão, forrada com espuma, tomando-se o cuidado de separá-las dentro da caixa com o papelão ondulado.
TV, aparelhos de som e vídeos
Esses aparelhos devem ser envolvidos em plástico-bolha e, depois, enrolados com uma manta acolchoada.
Eletrodomésticos
Para evitar arranhões ou quebra de peças de vidro, é aconselhável envolvê-los em papel filme para evitar que se abram e, depois, em mantas acolchoadas.
As embalagens contendo os produtos sensíveis devem receber etiqueta alertando para a fragilidade. Dessa forma, os responsáveis por transportar objetos poderão redobrar os cuidados.
Móveis
A mobília também precisa de proteção a fim de evitar arranhões no acabamento e danos nas estruturas. Para isso, deve-se envolvê-las com plástico-bolha e mantas.
Papéis e documentos
Hoje em dia, é possível optar pelo recebimento eletrônico de vários papéis, como contas e boletos. Mas sempre existem os documentos e as lembranças — como cartas e fotos — que você quer ou precisa conservar.
Tais papéis devem ser separados usando critérios como data ou assunto, colocados em envelopes e arquivados em caixas organizadoras devidamente identificadas.
Eles devem, ainda, ser guardados em local fresco, seco e protegidos de agentes nocivos, como poeira, insetos e fungos. Lembre-se de que os documentos merecem atenção especial e devem ser mantidos sempre em segurança.
Busque soluções de armazenamento
Algumas demandas como reforma, mudança para um imóvel menor ou para uma cidade distante podem levar à necessidade de encontrar um local para o armazenamento de pelo menos parte dos seus pertences.
Uma ótima solução para essa questão é a contratação de um self storage. Esse modelo de autoarmazenamento oferece boxes individuais em diversos tamanhos, onde é possível guardar quase todos os tipos de produtos, exceto alimentos e inflamáveis.
Esses compartimentos ficam em galpões limpos, climatizados e monitorados dia e noite, oferecendo, assim, segurança e tranquilidade. Além disso, a contratação é fácil e rápida, dispensando burocracia.
Além dessas vantagens, você ainda conta com a flexibilidade de poder alugar o box pelo tempo que precisar e acessar o local a qualquer hora com uma chave exclusiva do locatário.
Agora você já sabe que, quando precisar de um local para armazenar quase tudo que lhe é caro, pode contar com a comodidade de um self storage.
Gostou das nossas dicas de como armazenar e transportar objetos?