Pular para o conteúdo

Etapas para reformar um apartamento

Reforma de apartamento, por menor que seja, não é nada simples: requer muita paciência e disposição para que tudo saia conforme o esperado. Um pequeno descuido pode se transformar em um enorme problema e causar perda de tempo, dinheiro e paciência.

A melhor maneira de evitar contratempos e diminuir as dificuldades do processo é pensar e agir estrategicamente. Veja quais etapas essenciais devem ser feitas antes do início da obra para que ela seja realizada sem confusão. 

Definir o projeto a ser realizado 

Identifique os problemas e necessidades que serão sanados com a reforma para garantir um bom direcionamento do que deve ser modificado. Ter isso bem determinado guiará a instalação de novos pontos de água e energia, definirá quais paredes serão mantidas ou demolidas, quais cômodos serão modificados etc.

Tenha em mente que qualquer modificação estrutural — mesmo que seja a abertura de uma passagem de ar — precisa ser projetada por um arquiteto ou engenheiro. 

Fazer um bom planejamento de prazos 

A obra começa no dia do início do seu planejamento, mas o primeiro prego pode levar meses para ser batido. É fundamental que as modificações só comecem a ser feitas após o orçamento e o cronograma estarem prontos. Planeje-se para começar a reforma propriamente dita quando dispor das autorizações e licenças exigidas, da mão de obra e do dinheiro necessário.

Dessa forma, você se preservará de desentendimentos com o síndico, diminuirá os imprevistos, evitará pausas não programadas e não correrá o risco de ter a obra multada ou embargada. 

Contratar mão de obra qualificada 

Quem já passou por alguma obra sabe que mais difícil que achar operários qualificados é encontrar algum que esteja disponível. Por isso, assim que o planejamento for definido e você tiver em mãos a lista de profissionais necessários, saia em busca deles. 

É muito provável que seja preciso alterar algumas datas do cronograma para encaixá-las nas agendas dos trabalhadores. Não se esqueça de manter uma relação de contatos para um “plano B”, caso algum dos contratados não possa realizar o serviço. 

Comprar o material da reforma do apartamento 

Encontrar os materiais desejados, na quantidade necessária e por um preço justo pode demandar dias de pesquisa e negociação. Começar a fazer isso muito próximo ao início da reforma pode acarretar atrasos e semanas de espera. Por isso, programe-se com antecedência: é melhor garantir o que encontrar do que deixar para a última hora.

Caso não tenha onde armazenar, considere a locação de um self storage para guardar seu material de construção com segurança até sua utilização. 

Proteger seus móveis de qualquer dano 

Dependendo da extensão e duração da reforma, plástico bolha, tecidos e caixas de papelão não serão suficientes para evitar que a poeira ou eventuais batidas danifiquem seus utensílios e móveis. A melhor solução para esses casos também é a locação de um local temporário para guardá-los.

Com ambientes organizados, dedetizados, limpos, livres de umidade e com controle de acesso eletrônico e monitoramento 24 horas, um self storage tem tudo o que você precisa para preservar com segurança tanto o material da sua reforma quanto seus pertences — desde cadeiras e tapetes a coleções valiosas. 

Não permita que as dificuldades de uma reforma de apartamento impeçam que você usufrua da residência dos seus sonhos. Com um bom planejamento e a contratação dos colaboradores e serviços certos, sua família terá um lar renovado sem complicações.

Deixe um comentário