O objetivo de investir em um centro de distribuição é poder contar com um espaço de armazenamento de produtos que facilite o processo de transferência entre unidades e escoamento dos pedidos, por exemplo, diminuindo os prazos de entrega.
Nesse contexto, existe uma excelente alternativa ao uso de armazéns: o aluguel de um box de self storage. Continue nos acompanhando e entenda os porquês disso!
Localização estratégica
Os self storage ficam situados em locais de fácil acesso, próximo a bairros e regiões que possuem saídas fáceis — uma característica que é essencial para um centro de distribuição.
As principais vantagens desse ponto são:
- sua empresa consegue reduzir custos com frete;
- ela fica mais próxima dos clientes;
- consegue oferecer prazos menores para entrega;
- aumenta a satisfação do público!
Redução de custo com centro de distribuição
Além do valor do aluguel — que é consideravelmente menor e proporcional ao espaço que será efetivamente utilizado —, com o aluguel de um self storage a sua empresa economiza com os gastos relacionados à:
- segurança;
- água;
- condomínio;
- energia elétrica;
- portaria.
E isso acontece porque esses gastos são normalmente rateados entre os vários clientes que alugam os boxes.
Flexibilidade
O aluguel de self storage permite a armazenagem dos mais variados itens, que podem ir desde documentos até produtos que serão vendidos para os clientes. Além disso, apesar de possuir um horário fixo de funcionamento, os boxes podem ser acessados a qualquer momento — e quantas vezes forem necessárias.
Outra grande vantagem do self storage como centro de distribuição é poder aproveitar um espaço maior em caso de aumento na demanda, podendo armazenar um volume maior de produtos.
Isso é especialmente importante no caso de empresas que lidam com produtos sazonais ou que têm as vendas alavancadas em datas comemorativas, por exemplo.
Facilidade no contrato
O tamanho do box depende da necessidade do cliente, e pode variar de 2m² até 40,5m². Como dito anteriormente, os valores pagos são proporcionais à escolha que é feita.
Além disso, o tempo de contrato também é mais flexível — podendo ser até mesmo mensal —, o que facilita a interrupção sem que sejam pagas altas multas em caso de quebra do acordo.
Segurança
A utilização de boxes alugados oferece máxima segurança para os usuários. Além de possuir horário de funcionamento, somente as pessoas autorizadas na sua empresa podem entrar (desde que tenham as chaves, o que torna o acesso restrito), e o local possui câmeras de monitoramento e controle de portaria.
Sendo assim, os boxes possuem um nível de segurança alto e, ainda, contam com seguros, o que deixa seu estoque sempre protegido.
Como você pode ver, o self storage pode ser uma opção para seu centro de distribuição e ainda oferece mais vantagens, principalmente em relação à redução de custos operacionais.
Em tempos de mercado estagnado, é fundamental pensar em soluções que ajudem a aumentar a qualidade do serviço prestado ao cliente. Nesse caso, você consegue fazer isso ao mesmo tempo em que diminui os seus gastos!
Gostou deste post? Quer aproveitar para saber qual é a importância de avaliar a localização na hora de escolher um self storage? Então confira agora mesmo!